terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Especial Saladas

Em minha casa, não pode haver uma refeição, tanto ao almoço como ao jantar, que não tenha uma taça cheia de alface, tomate, pepino e cebola.
Acho que já se pode considerar,quase, uma tradição ter no meio da mesa uma salada,sendo que  desde pequeno lembro - me de ver este "tipo" de "coisa" verde na mesa, o que agora, passado alguns anos, posso afirmar que adoro!
Contudo, não podemos estar sempre a comer a mesma salada e aqui em casa gostamos de acrescentar alguns "pormenores", ao contrário do meu pai que gosta muito da sua salada tradicional, só a minha mãe, a minha irmã e eu é que gostamos de experimentar novos sabores.

Por isso vou deixar aqui algumas ideias...

 - Vários tipos de salada, eu costumo comprar as saladas já embaladas, além de virem já lavadas, tem uma maior variedade de alfaces como a chicória ou a alface iceberg ( além de já estarem lavadas eu gosto de as mergulhar um pouco em água e vinagre e depois passar pelo escorredor)
 - Rúcula (cuidado com as quantidades, sendo que tem um toque picante)
 - Espinafres bebés (lavar muito bem)
 - Cenoura, pimentos cortados em tiras ou cubos (utilize pimentos de várias cores, que dá um toque primaveril), beterraba ou couve - roxa
 - Tomate cereja 
 - Cebola frita (se quiser algo estaladiço) 

 Temperos:
 - Azeite, vinagre balsâmico (adoro o sabor deste vinagre, eu gosto muito de utilizar da marca Gallo), vinagre de sida, vinagre de vinho tinto e o clássico o vinagre de vinho branco
 - Sal ou flor de sal
 - Ervas aromáticas, frescas ou secas (experimente, aos poucos aumentar as ervas aromáticas e diminuir o sal, sendo que as ervas vão ser o substituto do sal, sendo assim saladas, mais  saudáveis)
Manjericão, oregãos, cebolinho, salsa, coentros

Extras:
 - Queijo fresco (feta, mozzarella, cabra)
 - Raspa de limão ou de laranja
 - Milho doce
 - framboesas, amoras, grosselas, pêssego


Gosto muito de utilizar as alfaces embaladas da marca Florette,sendo que são muito saborosas e aguentam-se mais tempo, guardadas no frigorífico

Cebola crocante by Florette
Vinagre Balsâmico  de Modena by Gallo

Tenho de experimentar estes dois vinagres da Gallo, só que ainda não encontrei na minha zona, devem ser fantástico, tanto o de framboesa como o de espumante
Milho doce by Bonduelle 

Todos estes tópicos que apresentei em cima são apenas algumas  sugestões de como ter uma salada mais saborosa e diferente, sendo  que cada um adapta ao seu gosto 
Sendo assim, deixo -vos com este especial, e digam - me o que costumam acrescentar às vossas saladas!
E peço-vos que me sigam e partilhem o meu blog...
Obrigado! 


Sem comentários:

Enviar um comentário